Ciclos

Você já parou para pensar no ciclo em que se encontra sua vida? Tudo que envolve nossas vidas têm um ciclo. Tudo tem um início, um meio e um fim, não é mesmo? Parece óbvio, mas por ser óbvio não pensamos nisso. Veja que interessante: nossa vida é um ciclo, pois nascemos, vivemos e morremos, a infância é um ciclo, a puberdade outro ciclo e por aí vai. Nosso trabalho, nossos relacionamentos, nossas amizades, nossa saúde, nossas finanças, nossos gostos, enfim tudo. Qual a importância disso? Entendermos que viver é administrar estes diversos ciclos, ou seja, saber que quando um ciclo termina outro precisa iniciar, fará com que vivamos melhor e evitará que soframos quando um ciclo chegar ao fim.

As empresas também vivem à mercê dos ciclos, e, ela mesmo é um ciclo, se o empresário não percebe o próprio ciclo da empresa e os diversos ciclos que a influenciam, tendem certamente a perecer ou sofrer demais no término e no início de um novo ciclo.

Você sabe quais são os ciclos internos de uma empresa e também os diversos ciclos externos que a afetam?

Um ciclo externo muito importante é a conjuntura econômica, se a economia vai mal, o mercado sofre as consequências, se a empresa não estiver preparada para enfrentar este ciclo de baixa, vai sofrer com isso.  Outro ciclo externo importante é o próprio mercado, o mercado é cíclico, ele muda através das tendências, que também podemos chamar de moda, e gostos das pessoas, então, se uma empresa não modificar o seu produto para seguir ou criar uma nova tendência, provavelmente a empresa terá uma mudança de ciclo dificílima.

Com relação aos ciclos internos das empresas, vou citar apenas dois, o primeiro é o ciclo organizacional, uma organização é formada por pessoas, e se as pessoas não quiserem mudar ou se acomodarem, pensando em manter o seu próprio ciclo de vida atual, a empresa não mudará, se a empresa não mudar para acompanhar os ciclos externos, ela sofrerá, portanto de tempos em tempos, as empresas precisam se “reinventar”.  Um segundo ciclo também muito importante é o ciclo dos produtos e serviços, investir em inovação e tecnologia é essencial hoje para as empresas, atualmente, o ciclo de vida de alguns produtos pode durar dias e não mais meses e anos, se a empresa se acomodar com os produtos e serviços que oferece para os seus clientes, acreditando que ninguém fará nada melhor, estará fadado a sofrer muito para mudar para um novo ciclo.

Enfim, apenas como um exercício para sua reflexão, tente enumerar cinco coisas que aconteceram em sua vida nos últimos três anos que já não tiveram um inicio, um meio e um fim.

Carlos dos Santos