QUANDO VOCE DEIXA DE SER UM EMPREENDEDOR E SE TORNA UM EMPRESARIO.

Abrir uma empresa e ter o seu próprio negócio é um sonho, o que ninguém te avisa é que quando você ativa o CNPJ da sua empresa você deixa de ser um empreendedor e se torna um empresário. Mas não é a mesma coisa? Resposta: Não. A fase anterior a abertura da empresa é glamorosa, você sai dizendo para amigos e familiares que está abrindo um negócio, você é um empreendedor, todos dizem: parabéns, você tem espirito empreendedor, sucesso; então você se enche de orgulho e sai para o abraço. O problema é que a realidade é bem diferente da teoria, segundo o dicionário Aurélio, Empreender significa: Intentar, levar a efeito, dar principio a( uma empresa), pelo mesmo dicionário o segundo significado é: cismar; ter apreensões.  Então por incrível que possa parecer o dicionário nos mostra exatamente a divisão de fases, você inicia uma empresa e logo depois passa a ter apreensões.

Na verdade as responsabilidades mudam de uma fase para outra, a primeira delas é que você além de um CPF você passa a ter também um CNPJ, com um CNPJ você terá outros compromissos, exemplo: se faturar vai ter que pagar impostos, no mínimo o Simples, pagará também um contador, provavelmente um aluguel e também salários e todos os seus encargos (13o., férias, GPS e etc.), não podemos esquecer dos fornecedores e parceiros.  E se não pagar? Sofrerá várias consequências, como: protestos, processos, falta de fornecimento, fiscalizações e etc. 

SÃO MUITAS AS RESPONSABILIDADES, que podem tornar um sonho em um pesadelo sem fim.

Como evitar que isso aconteça? O primeiro passo é virar uma chave na sua cabeça, assumir que aquele negócio depende exclusivamente de VOCÊ para que dê certo e se torne um empreendimento de sucesso, ou seja, se VOCÊ não correr atrás, ninguém o fará, a responsabilidade é sua. Deixar que as coisas aconteçam por acontecer ou “empurrar com a barriga” só vai tornar as coisas piores. FAÇA O QUE É CERTO, não deixe de pagar os impostos e os compromissos assumidos com terceiros, se você não conseguir honrar, significa que a empresa não está indo bem, está sendo mal administrada, esta é a pura verdade. Lembre-se que quando você vende, o custo de tudo que você paga precisa ser contemplado no preço do(s) seu produto(s) ou serviço(s), se você não está conseguindo pagar os compromissos é porque não considerou todos os custos no(s) seu(s) preços(s) ou não está vendendo o suficiente, tanto em uma ou quanto em outra situação, você precisa agir rápido, caso não saiba como agir peça ajuda, mas não espere muito, quanto mais o tempo passar pior vai ficar.

Peça ajuda a um profissional em gestão de negócios, não peça ajuda a amigos e curiosos. Quando você está doente você consulta um curioso ou um médico? Lembre-se que a reponsabilidade pelo insucesso não é da crise, nem do governo, nem do mercado, a RESPONSABILIDADE é somente sua.

Autor: Carlos dos Santos - Sócio/Diretor