Mais um ano que termina e é tempo também de fazer um balanço final do que aconteceu em sua empresa, não somente apurar lucros ou perdas, mas avaliar as atitudes e ações tomadas durante o ano e os resultados que geraram, foram positivos? Caso não tenham sido, o que precisamos fazer para reverter este cenário não favorável? Apesar de que reflexões como estas tenham sempre que ser realizadas a qualquer tempo em relação ao negócio para que possamos corrigir um rumo incerto, sempre vale à pena fazer uma avaliação final que irá nos ajudar no planejamento para o próximo ano.
Atitudes e ações dos empreendedores são os únicos fatores responsáveis pela prosperidade dos seus negócios. Problemas relacionados ao governo, concorrentes, mercado, clientes, crédito e etc podem ser superados se agirmos em tempo e da maneira correta, podemos assim superar os obstáculos por mais que nos atrapalhem. Não há nada de místico neste contexto, apenas ações bem planejadas, executadas, avaliadas e porque não planejadas e executadas novamente e de uma outra forma caso as avaliações demonstrarem que nem tudo aconteceu como previsto.
O importante é ter atitude e agir, não deixe a vida levar o seu negócio, ele depende de você, unicamente de você. Trace suas metas e os seus objetivos, de preferencia pensando no longo prazo, escreva-os, faça um planejamento das ações que você deve tomar para alcançá-los, determine quem serão os responsáveis pelas ações e coloque prazo para encerrar cada uma delas. Caso não consiga realizar qualquer uma das ações não se justifique, analise o que aconteceu e aja rapidamente.
Persevere sempre ante às dificuldades e nunca se esqueça de seus objetivos e metas. Você não está sozinho, lembre-se das pessoas, elas são a parte mais importante do seu negócio, sejam elas clientes, fornecedores ou colaboradores.
Desejo à todos um Excelente e Promissor 2014.