Planejamento e Futuro

Você sabe o que deve fazer para alcançar os seus objetivos em 2015?  É bem provável que você tenha estabelecido metas e objetivos pessoais e profissionais e não medirá esforços para alcançá-los, no entanto, no decorrer do ano, muito  pode acontecer, coisas boas e outras nem tanto, estas situações geralmente fazem com que mudemos o rumo que estabelecemos e no final do ano pode ser que não consigamos atingir os objetivos propostos. Resultado: ficamos frustrados, nos recuperamos e traçamos para o próximo ano novas metas e objetivos, mas quais foram as ações que tomamos para termos êxito? Planejamos? Estipulamos uma data de início e outra de fim para estas ações?

Em uma empresa, as coisas não podem ser são tão simples assim, pequenos e micro empresários raramente planejam, geralmente objetivos, metas e ações ficam armazenados na cabeça do empreendedor, desta forma ações estratégicas misturam-se com ações operacionais. O resultado é que estas empresas não crescem, não possuem objetivos e metas pré-estabelecidas, pensadas, discutidas e devidamente planejadas,  o empresário acaba por “levar” a empresa conforme o vento do mercado.

O empresário que se dispõem a gastar um pouco do seu tempo montando um planejamento para o ano que se inicia, para dois anos ou cinco anos, terá muito mais chances de ter sucesso em alcançar os seus objetivos, sentirá muito menos os revezes que o mercado, economia ou qualquer eventualidade possa causar.

Para fazer um planejamento para sua empresa o empresário necessita em um primeiro momento, escrever seus objetivos e metas, para cada objetivo ou meta deve montar um plano de ações, atribuindo para cada ação um responsável pela sua execução e uma data de finalização da mesma.  Este plano de ações precisa ser revisto de preferência semanalmente e o “status” de cada ação deve ser apresentado por cada executor. Deve haver rigor e comprometimento na execução deste plano, do contrário tudo pode se perder e novamente a empresa estará à deriva das conjunturas de momento.

Existem atualmente várias ferramentas que podem auxiliar no planejamento de uma empresa como a análise de SWOT e o Business Model Canvas. Estas ferramentas podem ajudar o empresário a entender se os objetivos e metas estipulados são condizentes com o seu negócio e o mercado em que atua e podem também auxiliar na identificação das ações necessárias para a execução  de seu plano.

Seja de que forma for, faça um planejamento, eu costumo dizer aos empresários para imaginar que os seus objetivos e metas estão no topo de uma escada, neste topo está a sua empresa melhor, mais forte e mais competitiva,  porém, para se chegar ao topo é preciso subir todos os degraus desta escada, cada ação é um degrau e cada degrau que a empresa subir a deixará mais próxima do que ela planejou e deseja ser.

Carlos dos Santos