Pessoas, estilos e negociação

A negociação é um processo relacional, estimulado por necessidade ou satisfação de interesses, sejam estes pessoais ou profissionais, em outras palavras, as pessoas precisam estar motivadas para que ocorra uma negociação e também precisam querer se relacionar com outras pessoas. Podemos dizer também que esta relação possivelmente se dará entre pelo menos duas pessoas que podem ter diferentes motivações, interesses, objetivos, necessidades e outras razões para se submeterem ao processo de negociação.

 

Profissionais de uma mesma empresa poderão ter interesses e motivações  semelhantes quando estão, por exemplo, negociando com fornecedores, porém neste mesmo processo, estas pessoas podem assumir papéis diferentes e atuarão de forma diferente para alcançar o mesmo objetivo, que é satisfazer os interesses da empresa onde trabalham, e a estes papéis podemos chamar de estilos.

 

Tal qual a personalidade, dificilmente encontraremos pessoas que tenham exatamente o mesmo estilo, embora possam parecer semelhantes, por este motivo é difícil definir esta característica. Muitos autores divergem sobre o melhor enquadramento de estilos para negociadores, entre os mais citados temos: o estilo corporativo, gerencial e comportamental, o enquadramento por estilo corporativo é o que tem sido mais comentado, principalmente pela mídia que trata de assuntos ligados ao comportamento empresarial, assim dentro desta definição, os estilos estariam divididos em quadrantes, sendo: o estilo negociador no extremo ideal, tido como o estilo perfeito, atribuído aos negociadores estratégicos com excelente técnica e que além destas características ainda são habilidosos nos relacionamentos e eficientes na comunicação, no outro extremo do quadrante temos o estilo transigente, estilo que pode ser atribuído àquelas pessoas apáticas e pouco habilidosas tecnicamente. Ainda temos o encantador e o matador, que pela denominação estão localizados em quadrantes opostos, o primeiro domina a comunicação e o relacionamento, enquanto o outro é extremamente técnico e estratégico.

 

Quando falamos em estilos e características é muito comum que tentemos  nos enquadrar ou enquadrar pessoas que conhecemos nos mais variados estilos, o mais importante no entanto, é sabermos que as pessoas são diferentes e que podem ter pensamentos e reações diferentes do que teríamos para uma mesma situação, esta consciência por si só já nos garante uma vantagem estratégica, ou seja, saber o estilo da pessoa com quem negociamos nos permite planejar melhor nossa negociação, antecipar ações e reações, além de auxiliar ao estabelecer os limites e identificar os interesses intrínsecos nas negociações.

 

Mas de que forma identificamos estes estilos nas pessoas? O  primeiro passo é planejarmos a negociação e, em uma das etapas deste planejamento devemos reservar uma atividade que é a de conhecer o local, a cultura, o produto, as situação financeira da empresa, sua posição no mercado, sua missão e seus valores, tudo isto poderá nos ajudar  a montar um perfil da empresa. Porém, para conhecermos as pessoas devemos fazer contato com elas, e usando de empatia, percepção e observação, possivelmente conseguiremos chegar a um provável padrão de estilo das pessoas.

 

Enfim, não podemos nos esquecer que negociamos com as pessoas e não com empresas, as pessoas são diferentes uma das outras, assim como as empresas, embora muitas pessoas tenham estilos muito próximos do perfil das empresas em que trabalham.

Carlos dos Santos