Muitas pessoas confundem os conceitos de negócios e negociação, apesar de parecerem iguais os conceitos são bem diferentes. Mas o objetivo neste momento não é aprofundar o leitor em definições e conceitos teóricos, por isso vamos aos exemplos.
Um negócio bem sucedido tem em sua administração bons administradores, os quais possuem conhecimentos em administração de empresas, experiência administrativa, conhecimento do mercado em que atuam e também visão estratégica do negócio, no entanto, estes bons administradores podem não ser bons negociadores, é possível dizer ainda que a recíproca pode também ser verdadeira.
Assim como os bons administradores, bons negociadores não nascem com conhecimentos e habilidades em negociação, mas as desenvolvem ao longo do tempo, adquirindo conhecimento, praticando, errando e aperfeiçoando. Muitos dizem que negociar é uma arte, mas a arte em negociar está em aplicar na forma e no tempo correto os conhecimentos e as habilidades em negociação.
Vamos voltar aos negócios, homens e mulheres de negócios bem sucedidos, consequentemente devem ser bons administradores, desenvolveram também suas potencialidades em negociação, pois sabem também que bons negócios começam de boas negociações.
Assim, muitas empresas vêm modificando suas estratégias de negociação, estão abandonando as negociações que tinham como objetivo obter o máximo possível da outra parte e estão preferindo negociações mais complexas, focadas no desenvolvimento dos negócios e na satisfação de interesses mútuos, ou seja, focam a satisfação recíproca. Desta forma, se todas as partes estiverem satisfeitas existirá uma grande possibilidade de se criarem parcerias de longo prazo.. O grande porém destas negociações é o preparo das pessoas envolvidas, geralmente profissionais de diversas áreas de ambas as empresas serão envolvidos neste processo, por isso é muito importante que as pessoas estejam preparadas para participar, do contrário as negociações correrão o risco de não chegarem a um bom termo para as partes.
Nunca é demais lembrar que as negociações são realizadas por pessoas e não por empresas, pessoas podem ser treinadas e preparadas para realizarem boas práticas em negociação, mas também é necessário que as empresas mudem suas culturas para absorverem estas práticas e assim tornarem mais competitivas.