Você provavelmente deve fazer muitos planos pessoais em função dos frutos futuros do seu negócio, mas o seu negócio tem um plano? Você tem uma ideia do quanto o seu negócio irá crescer? Você sabe quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio? Se você já tem um empreendimento, você sabe exatamente a situação econômico-financeira atual e futura? Sabe qual deve ser o seu faturamento para pagar pelo menos os seus custos e despesas? Quando você faz um investimento em sua empresa você sabe quando começará a ter um retorno do capital investido, tão importante e também não se limitando a todas as perguntas anteriores, você sabe se o seu negócio é ou será lucrativo?
Hoje em dia transformar um sonho em realidade não é uma tarefa fácil, um potencial empresário deverá antes de mais nada controlar as emoções e agir racionalmente, analisando o mercado do seu negócio, o lugar do empreendimento, potenciais clientes, prováveis custos e despesas e obviamente provável receita do negócio. Você deve relacionar todos os aspectos relativos ao seu futuro negócio, escreva-os e estime-os de forma clara e justifique cada um destes pontos levantados. Você precisará disto para, entre outras coisas, estimar o seu ponto de equilíbrio, ou seja, o valor necessário que você deverá faturar para pagar pelo menos os custos e as despesas do negócio. O empresário deverá também analisar os pontos fortes e fracos do empreendimento, as ameaças, as barreiras e isto incluiu também analisar os seus pontos fortes e fracos como empreendedor e dos seu(s) sócio(s), caso uma sociedade esteja também sendo cogitada. Todos estes pontos consolidados irão formar o seu plano de negócio e não importa o tamanho do seu sonho, faça este plano.
Um estudo de Shane (2008) constatou que mais de 50% das empresas no mundo se extinguem antes de completar cinco anos, ou seja, a probabilidade de que um negócio seja bem sucedido é a mesma de dar cara ou coroa ao se jogar uma moeda para o alto. Como este risco é alto é extremamente importante planejar muito bem o seu negócio antes de abrí-lo, afim de que o seu empreendimento possa fazer parte da estatística positiva deste estudo. Também é preciso fazer projeções de pelo menos 3 anos, aconselhável 5 anos, considerando crescimento desejado e investimento necessário, assim você terá uma boa visão do seu desafio a curto prazo, médio e longo prazo.
Mesmo que você esteja pensando em comprar uma franquia, faça também um plano de negócio e compare os seus dados com os dados apresentados pelo franqueador, se forem muito diferentes, questione, peça para que lhe mostrem a base dos dados apresentados, por mais interessante que o negócio possa parecer, peça para que lhe mostrem também os riscos do negócio, pois o risco será 100% seu. Não faça um sonho se tornar um pesadelo, faça o seu plano de negócio, caso tenha dificuldades, ou queira um plano bem detalhado contrate uma consultoria para lhe auxiliar na elaboração deste plano, mas lembre-se o sonho é seu e às vezes vale a pena insistir na ideia e tomar ações para realiza-la.
Caso você já seja um empreendedor nunca é tarde para fazer um plano de negócio, lembrando que quanto mais cedo o fizer melhor será, pois o plano lhe permitirá comparar o planejado com o realizado e assim poderá direcionar as suas ações e tomar as decisões necessárias para corrigir o rumo do seu empreendimento.
O filósofo romano Sêneca um dia disse: “Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe aonde ir”, esta frase também pode ser associada com os negócios, pois, planejar o negócio antes de inicia-lo ou planejar imediatamente o negócio em andamento irá permitir ao empreendedor aproveitar o vento favorável para guiá-lo à realização de um sonho e torná-lo bem sucedido, caso contrário este empresário deverá contar com uma boa dose de sorte para chegar ao seu destino final.
SHANE, S. A. The illusions of entrepreneurship: the costly myths that entrepreneurs, inves- tors, and policy makers live by. New Haeven, Connecticut: Yale University, 2008.