O cliente e o seu olhar

Dando continuidade ao tema bom atendimento ao cliente, hoje vou comentar sobre a importância do olhar no relacionamento com o cliente.

Otto Lara Resende escreveu: “...De tanto ver, a gente banaliza o olhar...
vê... não-vendo.
Experimente ver, pela primeira vez,
o que você vê todo dia, sem ver.
Parece fácil, mas não é:
o que nos cerca, o que nos é familiar,
já não desperta curiosidade....” Este trecho da poesia de Otto Lara Resende demonstra a pouca importância que damos às coisas que vemos em nosso cotidiano, mas imagine banalizarmos o olhar no momento em que estamos atendendo nossos clientes.

Infelizmente, este tipo de situação acontece e com bastante frequência, não raro estamos em frente de um profissional de vendas ou atendente e sentimos que sua atenção não está focada em nosso atendimento. Porque temos esta sensação? Simples, esta pessoa não está nos olhando, quando nos olha rapidamente desvia o olhar, olha para qualquer lugar menos para os nossos olhos, em alguns casos nos olha mas sem atenção, com apatia, assim temos a sensação de que ao invés de clientes ou potenciais clientes somos na verdade um entrave tomando o tempo deste profissional, atrapalhando-o no desempenho de outras atividades.

O olhar é um fator muito importante no relacionamento com o cliente, pois revela a atitude da mente, assim pode demonstrar interesse ou desinteresse. Um olhar direto acompanhado de um aceno de cabeça demonstra interesse, enquanto um olhar apático, imóvel, parecendo perdido em outro mundo demonstra desinteresse. Nós clientes, percebemos isto em um piscar de olhos. Através do olhar podemos passar para as pessoas nossos sentimentos mais recônditos, pois eles refletem o nosso estado de ânimo. Sentimentos como tristeza, alegria, medo, segurança e confiança são facilmente percebidos pelo olhar atento. Por outro lado, existem técnicas que permitem interpretar pelo olhar de uma pessoa se ela está mentindo, se está insegura ou tentando dissimular algum outro aspecto mais profundo.

Por isso é muito importante que um profissional que atenda ao público concentre-se em seu atendimento, este momento é único, você está na frente de uma pessoa que quer, necessita e anseia por um atendimento exclusivo, este é o momento desta pessoa ter a sua atenção, mesmo que dure alguns minutos ou segundos.

Transmita então para o seu cliente a segurança que ele procura em você, cumprimente-o com um sorriso, olhe nos seus olhos e demonstre interesse pelo que ela está lhe dizendo, você terá assim dado um grande passo para ter realizado um atendimento exemplar.

Carlos dos Santos