Negócio Fechado

Quando passeamos pelos shopping centers, andamos por ruas comerciais ou mesmo passamos de carro por zonas industriais uma situação recorrente é vermos lojas, estabelecimentos comerciais ou mesmo pequenas indústrias com as portas fechadas, quase sempre nos perguntamos o que poderia ter acontecido para que o empreendedor decidisse por encerrar as atividades do seu negócio, apesar da dificuldade em saber o(s) motivo(s) é possível dizer sem medo de errar que o um sonho também deve ter acabado e com certeza uma frustração muito grande deve ter abatido este empresário, no entanto, o que ele pode não saber é que esta situação poderia ter sido evitada.

Abrir um negócio nos dias atuais exige muito mais de uma pessoa do que apenas um perfil empreendedor e capital para montar o negócio, o futuro empresário deve analisar a sua ideia com minucias, critério e muita razão,  a emoção permite sonhar com o negócio e o futuro que ele pode vir a proporcionar, mas antes de tomar a decisão de empreender é preciso por os pés no chão, arregaçar as mangas e fazer muita pesquisa e muitos cálculos.  O empreendedor precisa entender muito sobre o negócio, precisa estudar muito  o produto, o mercado e o cliente, sim,  ele precisa estudar, ler, pesquisar, falar com outras pessoas, falar com potenciais clientes e até mesmo possíveis concorrentes, porque? Porque se ele não souber todos os detalhes de seu futuro negócio como ele o administrará, como ele gerenciará os problemas que com certeza surgirão? Ah, mas isto dá trabalho! Claro que dá,  para que o seu futuro negócio tenha êxito o empreendedor terá que trabalhar muito, antes e depois de abrir as portas do seu empreendimento.

Outra opção são as franquias, muitos dos futuros empresários investem toda a poupança de uma vida e ainda se endividam comprando uma franquia famosa, ou não, acreditando que a franquia é uma maneira de se estabelecer mais rápido sem precisar conhecer muito do negócio, tudo vem pronto: marketing, produto, treinamentos, materiais de divulgação, layout, decoração e etc., mas será que esta franquia é um bom negócio para você? Mesmo tratando-se de uma franquia o empreendedor precisa entender do negócio, deve entender cada uma das linhas das planilhas que lhe são apresentadas, precisa questionar os números que mostram a viabilidade do negócio para você, entender a metodologia de avaliação do ponto comercial, o risco, garantias, direitos e deveres como franqueados, além disso, precisa compreender a relação que este negócio terá com sua vida pessoal, sim, com sua vida pessoal, o empreendedor  com certeza irá em algum momento confundir sua vida pessoal com o seu negócio.

Adiar um sonho é muito melhor do que precipitadamente torná-lo um pesadelo, ou melhor, avaliar o seu futuro negócio em todos os aspectos antes de tomar a decisão de abri-lo é muito melhor do que avaliar as opções de fechá-lo. Investir tempo e/ou também algum valor na elaboração de um plano de negócio poderá fazer com que você tome a melhor decisão em relação ao negócio. Assumir riscos olhando para as informações que um plano de negócio lhe proporciona, permite que você tenha mais segurança nas ações e no gerenciamento do seu negócio, da mesma forma olhando para estas mesmas informações você também pode chegar à conclusão que o risco do negócio não irá compensar, mesmo sendo uma franquia. De qualquer forma consultar um profissional que oriente ou elabore um plano de negócio poderá lhe abrir os olhos para outras oportunidades, além de fazê-lo economizar uma fortuna no pior caso.

Avalie as condições do negócio e cuidado com as promessas de lucros altos e fáceis, pois os riscos nesses casos são também muito altos, questione sempre as facilidades e entenda as garantias, se existirem. Uma empresa saudável nem sempre é uma empresa altamente lucrativa mas é sempre uma empresa que gera lucros suficientes.

Carlos dos Santos