Enfrentando a Crise

As informações recentes nos dão conta de que estamos em crise, crise hídrica, crise energética, corrupção, inflação,  manifestações, dolar nas alturas, ministros caindo, juros subindo, decrescimento econômico e desemprego são apenas algumas destas informações. Obviamente, diante de tanta negatividade é natural que os empresários  se sintam no meio de um caos e, desta forma, começam a tomar algumas medidas para evitar a crise, a questão é: quais medidas devem ser tomadas, porque e quando? Foi pensando nesta situação que elaborei alguns tópicos para reflexão:

1.Entenda a crise.
Informe-se, antes de começar a dispensar pessoas, cortar investimentos, correr aos bancos e etc, sugiro informar-se sobre a crise, quais são as causas, efeitos e possíveis soluções?  Procure fontes confiáveis, jornais, revistas e profissionais especializados, elimine os comentários do tipo “ouvi dizer”. Reflita sobre de que forma a crise pode afetar você e sua empresa?

2.Pare, pense e escreva.
Reserve um momento do dia para reflexão, escolha um lugar tranquilo, onde possa ficar pelo menos uma hora sem interrupções. Você já se informou sobre a crise e sabe de que maneira ela pode lhe afetar, agora trace alguns planos para evitar os seus efeitos sobre a sua empresa, escreva estes planos e coloque-os em ação.

3.Converse com o seu cliente.
Aproxime-se dos seus clientes e pergunte à eles como vão os negócios, qual a sua percepção e opinião sobre a crise e quais os seus planos para o curto e médio prazo, prontifique-se a ajudá-lo no que for preciso, faça isso antes do concorrente.

4.Avalie o seu plano de investimentos.
Verifique o seu plano de investimentos, mantenha aqueles que vão gerar receita imediata, lembre-se que você precisa vender mais, em relação aos demais investimentos, aguarde.

5.Analise o seu fluxo de caixa.
O seu fluxo de caixa sempre foi uma ferramenta essencial para o seu negócio, agora mais do que nunca você  terá que usá-lo, carregue-o em suas negociações diárias com fornecedores e clientes, tente montar ou usar um fluxo de caixa que lhe dê visibilidade diária, semanal e mensal de seus gastos e receitas, negocie pagamentos e receitas para manter o seu fluxo de caixa equilibrado.

6.O gerente do seu banco não é seu amigo.
Se mesmo tentando equilibrar o seu fluxo de caixa você tiver a necessidade de recorrer aos bancos, lembre-se que o gerente do banco não é seu amigo, ele é funcionário do banco e como tal fará o melhor negócio para o banco e para atingir as suas metas, então negocie os juros e as taxas e consulte sempre outros bancos. Caso seja possível troque dívidas que contenham juros altos por dívidas com juros mais baratos.

7.Foque na Receita.
Monte um plano de ação para aumentar as suas receitas, converse com os seus vendedores, distribuidores e etc, tente captar novas ideias para o negócio,  inove na propaganda de sua empresa e de seus produtos, se você conquistar novos clientes, aumentará suas receitas e ficará mais forte  durante e depois da crise.

 8.Modifique a sua empresa, inove.
Faça modificações na sua empresa, torne-a diferente, pinte as paredes, mude o layout e etc,  modifique alguma coisa, pequenas modificações podem tornar sua empresa uma novidade, lembre-se nós consumidores sempre gostamos de novidades.

9.Não se deixe influenciar pelos pessimistas.
Afaste-se dos pessimistas, o pessimismo pode influenciar as suas ações e fazer com que você se precipite, o que é solução para uma empresa pode não ser a mesma solução para outra.

10.Sobre a sua equipe.
Mantenha a sua equipe motivada,  somente você pode fazer isso, converse com seus colaboradores e ouça-os também, explique que serão tomadas ações para conter os efeitos da crise sobre a empresa, sempre em tom positivo, não espalhe o terror.

11.Acredite.
Continue acreditando no seu negócio, se você não acreditar ninguém mais acreditará, mantenha-se ativo e firme para que a “marola” ou “marolinha” causada pela crise não o derrube.

Vamos em frente.

Carlos dos Santos