Conversas Difíceis

Ao longo de nossa vida, seja ela profissional ou pessoal, somos obrigados a enfrentar conversas difíceis, ora com pessoas de nosso relacionamento habitual, ora com pessoas que não conhecemos. De qualquer maneira esta é uma situação que nos deixa ansiosos, frustrados e extremamente estressados.

Estas situações geralmente acontecem porque as pessoas assumem posições as quais não querem negociar ou ceder. Posições, por exemplo, são opiniões fortes, propostas impossíveis, negócios  unilaterais.  Não raro as pessoas assumem esta posições quando estão sob forte pressão emocional e se apoiam nestes argumentos como a única maneira de resolver o seu problema, como se fosse um tudo ou nada.

Nestes casos a outra parte na conversa precisa manter a calma e a serenidade, avaliar a situação de maneira racional, compreender que a pessoa com quem discute assumiu uma posição mas mesmo assim ainda há um interesse e são os interesses o que realmente importa por os dois lados da discussão.

A melhor estratégia neste caso é ouvir o que a outra parte tem a dizer, deixe a pessoa falar o quanto quiser, faça sinais que esta escutando atentamente, isto faz com que o outro se acalme. Mas saber ouvir não é fácil,  é preciso abrir os sentidos e eliminar os preconceitos, pré-julgamentos, antipatias e distrações, somente assim conseguiremos compreender o outro.  Experimente ouvir mais e falar menos, vai perceber como a conversa difícil vai se tornando mais fácil, vai notar também que aos poucos você conseguirá levar à tona os verdadeiros interesses da discussão e, somente assim, será possível encerrar a conversa difícil de forma civilizada e mais importante, com um final produtivo e até positivo para ambas as partes.

Estas e outras técnicas fazem parte dos conceitos de negociação e podem ser aplicados em vários campos do relacionamento como em ambientes corporativos, negociações profissionais,  pessoais,  conflitos conjugais  dentre outros.

Vamos praticar?

Carlos dos Santos