Ciclos e Equilíbrio

Talvez não exista símbolo melhor para representar ciclos e equilíbrio do que a bicicleta. Para mover-se para a frente as rodas necessitam girar completando ciclos sucessivos, e isso só é possível se colocarmos força no pedal para girar as rodas, no entanto, o ciclista precisa ainda se equilibrar sobre a bicicleta para que o movimento aconteça.  Assim podemos então fazer uma analogia com os ciclos  que acontecem em nossas vidas e, porque não também com os negócios.

Em nossas vidas precisamos completar ciclos para nos manter vivos e isto significa que em um determinado momento podemos estar em um ponto mais baixo e depois com um pouco de força giramos um pouco mais e logo em seguida estamos em um ponto mais alto novamente, mais confortável. Cada giro da roda de uma bicicleta, percorre um caminho, sempre diferente, em nossas vidas os ciclos fazem com que percorramos também caminhos diferentes o que nos torna mais sábios e experientes, mas é claro que sem o equilíbrio das forças podemos girar e girar sem sair do lugar como se as rodas da bicicleta estivessem girando com a bicicleta caída no chão.

Na experiência da vida e nos negócios, o equilíbrio tem um papel fundamental. Na vida pode ser a medida exata entre a emoção e a razão, entre o medo e a coragem, entre a alegria e a tristeza, nos negócios, pode ser o peso certo entre a intuição e a ponderação, entre o certo ou errado ou até mesmo entre manter ou inovar, mas manter-se em equilíbrio não é fácil, as forças agem com intensidade diferentes em diversos momentos dos ciclos, devemos então aproveitar sempre as oportunidades onde as forças positivas agem preponderantemente para que assim possamos nos manter sempre em movimento para a frente.

Com os negócios não é diferente, a empresa e seus produtos podem passar  por ciclos de alta e baixa, mas uma administração responsável e eficiente mantém a empresa em equilíbrio o que pode fazer com que se mova à frente, o que pode  significar crescimento, porém quem pedala sabe que existem momentos em que a bicicleta já não atinge a performance desejada,  talvez seja o momento de mudar o trajeto para deixar o caminho mais interessante, talvez seja necessário trocar algumas  peças para deixar a bicicleta mais eficiente ou em último caso trocar a bicicleta, seja de que forma for o importante é seguir em frente, continuar  pedalando para manter o equilíbrio e não cair.

Para aqueles que acreditam que os ciclos se encerram sempre no final de um ano e que recomeçam com nova energia no primeiro dia do novo ano, desejamos um feliz Ano Novo com muita energia, equilíbrio e prosperidade, para aqueles que acreditam que o ciclo atual ainda não chegou ao fim, desejamos também muita energia, equilíbrio e perseverança para termina-lo muito bem.

Carlos dos Santos